Ensino Fundamental anos iniciais, é o início da 2ª etapa de escolaridade que vai do 1º ao 5º ano, tem por objetivo a formação básica do cidadão mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meio básico o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social do sistema político, tecnológico, artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; a aquisição de conhecimento e habilidades e a formação de atitudes e valores e o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Permitimos a integração e continuidade dos processos de aprendizagem das crianças respeitando a infância em desenvolvimento e as aprendizagens de cada fase, garantindo que os alunos avancem sempre.
Realizamos uma série de atividades, a fim de proporcionar o amplo desenvolvimento dos alunos, explorando a criatividade, a curiosidade e instigando o aprendizado.
No 1ª ano do ensino fundamental, devido a idade das crianças, fazemos um trabalho diferenciado. A proposta pedagógica é estabelecida segundo os eixos indicados pela BNCC: onde são exploradas as atividades individuais e coletivas, estruturadas pelo professor, sob uma concepção que envolve o cuidar e o educar por meio de um processo lúdico e significativo.
Respeitamos as necessidades e interesses da criança ampliando os elementos mediadores de sua cultura. Pela ampliaçãodo repertório vivencial da criança, ela deverá redimensionar o seu universo de significados e conhecimentos, ampliando suas capacidades, competências e habilidades humanas.
Do 2º ao 5º anodo ensino fundamental: Trabalhamos as áreas de conhecimento básicas exigidas pela BNCC e oferecemos ainda, Ritmo e Taekwondo, Musicalização e Robótica (4ºe 5º ano).
A avaliação, em todas as áreas de conhecimento, tem como objetivo a verificação das aprendizagens consolidadas pelo aluno (desenvolvimento real), contribuindo para a retroalimentação do processo pedagógico. Esta se dá por meio da avaliação processual e da avaliação formal, sendo os resultados expressos em notas. A avaliação formal caracteriza-se em uma prova, por área de conhecimento, contextualizada ou tematizada.
A avaliação processual prevê a utilização de diversos instrumentos, sendo as datas e valores destes estipulados pelo professor, em parceria com a coordenação.
Nós, do Ethos Instituto de Educação, respeitamos as individualidades buscando soluções que tragam aprendizagem, satisfação e motivação.