Na primeira etapa da Educação básica, e de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeiras), asseguramos os direitos de aprendizagem e desenvolvimento: conviver, brincar, participar, explorar expressar e conhecer-se, através de projetos que tenham ligação com a criança concreta, no contexto em que ela vive, considerando as experiências acumuladas ao longo de sua trajetória.
Sempre nos atualizando, refletindo nossas práticas, “brincadeiras e interações com intencionalidade pedagógica”, vivenciamos os cinco campos de experiências coerentes aos direitos de aprendizagem.O eu, o outro e o nós: Destaca experiências relacionadas à construção da identidade e da subjetividade, as aprendizagens e conquistas de desenvolvimento relacionadas à ampliação das experiências de conhecimento de si mesmo.
Em cada campo de experiência são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados de acordo com o grupo, por faixa etária, determinados na BNCC.
Em nossa escola as crianças são colocadas no centro, como protagonistas de um processo de ensino e aprendizagem planejado para estimulá-las a se desenvolverem integralmente.
O 1º e 2º período tem por objetivo produzir condições que garantam o pleno exercício dos direitos da criança, enquanto sujeito ativo e em processoconstante de desenvolvimento, onde possa expressar e formar da sua identidade sócio-político-cultural, se apropriando da autonomia com garantia de seu bem-estar e de sua saúde. Garantimos a livre expressão e manifestação de sua criação e de seu imaginário. Valorizamos a expressão corporal em espaços amplos proporcionando brincadeiras, teatralidade, musicalidade, poesia, historicidade e artes plásticas.
Estamos atentos para escutar as vozes das crianças e das famílias, construindo uma rede de formação humana e comprometida com os princípios éticos do gênero humano.