1º e 2º Períodos


Na primeira etapa da Educação básica, e de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeiras), asseguramos os direitos de aprendizagem e desenvolvimento: conviver, brincar, participar, explorar expressar e conhecer-se, através de projetos que tenham ligação com a criança concreta, no contexto em que ela vive, considerando as experiências acumuladas ao longo de sua trajetória.

 

Sempre nos atualizando, refletindo nossas práticas, “brincadeiras e interações com intencionalidade pedagógica”, vivenciamos os cinco campos de experiências coerentes aos direitos de aprendizagem.O eu, o outro e o nós: Destaca experiências relacionadas à construção da identidade e da subjetividade, as aprendizagens e conquistas de desenvolvimento relacionadas à ampliação das experiências de conhecimento de si mesmo.

 

 

  • Corpo, gestos e movimentos: Valoriza as brincadeiras de faz de conta, nas quais as crianças podem representar o cotidiano ou o mundo da fantasia interagindo com as narrativas literárias ou teatrais. Valoriza a importância das experiências com as diferentes linguagens, como a dança e a música, ressaltando seu valor nasdiferentes culturas.
  • Traços, sons, cores e formas: Ressalta as experiências das crianças com as diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, incluindo o contato com a linguagem musical e as linguagens visuais, com foco estético e crítico.
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação: Dá destaque às experiências com a leitura de histórias que favoreçam aprendizagens relacionadas à leitura, ao comportamento leitor, a imaginação, a representação e a linguagem escrita, convidando a criança a conheceros detalhes do texto e das imagens e a ter contato com os personagens, a perceber as emoções geradas pela história, a imaginar cenários, construir novos desfechos.
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações: A ênfase está nas experiências quefavorecem a construção de noções espaciais, a organização do esquema corporal, as experiências em relação ao tempo e medidas, por meio de situações problemas em contextos lúdicos, onde as crianças possam ampliar, aprofundar e construir novos conhecimentos.Estimula os procedimentos de contagem verbal e escrita.

 

Em cada campo de experiência são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados de acordo com o grupo, por faixa etária, determinados na BNCC.

 

Em nossa escola as crianças são colocadas no centro, como protagonistas de um processo de ensino e aprendizagem planejado para estimulá-las a se desenvolverem integralmente.

 

O 1º e 2º período tem por objetivo produzir condições que garantam o pleno exercício dos direitos da criança, enquanto sujeito ativo e em processoconstante de desenvolvimento, onde possa expressar e formar da sua identidade sócio-político-cultural, se apropriando da autonomia com garantia de seu bem-estar e de sua saúde. Garantimos a livre expressão e manifestação de sua criação e de seu imaginário. Valorizamos a expressão corporal em espaços amplos proporcionando brincadeiras, teatralidade, musicalidade, poesia, historicidade e artes plásticas.

 

Estamos atentos para escutar as vozes das crianças e das famílias, construindo uma rede de formação humana e comprometida com os princípios éticos do gênero humano.