visite nossos perfis:
Usuário:
Senha:  
Brincar é coisa séria!

Estudar não é tudo. Empinar pipa, pular corda e até ver TV também faz bem à criança


O excesso de compromissos diários e a falta de tempo livre para o lazer é um fenômeno que está se tornando cada vez mais comum entre as crianças das grandes cidades.

Depois da escola, a garotada enfrenta uma maratona de aulas de reforço, informática, natação… e acaba sem tempo para jogar bola, andar de bicicleta ou simplesmente ver TV. “Se o seu filho tem entre 6 e 12 anos e já vive esse corre-corre, é hora de pisar no freio e rever a agenda dele”, aconselha Maria Ângela Carneiro, coordenadora da brinquedoteca do curso de Pedagogia da PUC de São Paulo. Segundo ela, divertir-se na infância é fundamental para o ser humano se tornar um adulto bem-sucedido, capaz de enfrentar desafios sozinho. “Brincando, os pequenos aprendem as primeiras regras de convivência, desenvolvem o lado social e se tornam autônomos”, explica a especialista.




Observe se na escola há espaço para brincadeiras livres. Em muitos bairros, esse é o único local seguro para diversão, pois nas grandes cidades é cada vez mais raro o uso de quintais, campos de terra ou a própria rua como espaços de lazer.

Deixe as crianças brincarem sozinhas e favoreça o encontro entre amigos da mesma idade. Montar programas em que elas só interajam com adultos pode ser muito chato.

Sempre facilite o acesso dos pequenos aos brinquedos. Tirar deles bolas e bonecas como castigo não é uma boa idéia.

Não use a desculpa de que chegou em casa cansada para se isolar. Jogar videogame ou xadrez com seu filho traz prazer e combate o estresse.


A brincadeira no Brasil

omega replica watches
- 84% concordam que brincar é uma atividade para crianças e adultos.

- 76% acham que as brincadeiras entre pais e filhos são sempre sadias.

- 53% dos pais dizem que se divertem com os filhos diariamente.

- 46% das crianças afirmam brincar na escola.

- 14% dos adultos consideram “brincar com os filhos” uma das atividades que mais lhes dão prazer.

Matéria: extraído do site (educarparacrescer.abril.com.br)
Foto: Shutterstock
<< Voltar
Copyright © 2012 ETHOS - Todos os direitos reservados